Por: Redação NL | Publicado em 20 de junho de 2024

Compartilhe

 Realizado pela BRK, projeto contribui para evitar danos ao meio ambiente e às redes coletoras de esgoto

 A preservação ambiental por meio de atitudes conscientes, como o descarte correto do óleo de cozinha usado, vem sendo difundida pelo programa “Olho Vivo”, uma iniciativa da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira.

 Nesta semana, 57 alunos da EMEIEF Maria Apparecida de Luca Moore participaram da palestra sobre o programa, na qual receberam informações e foram orientados sobre a importância da destinação correta do resíduo. A escola é um dos 35 pontos de coletas existentes no município.

 “Trabalhar em parceria com a BRK e o Projeto Olho Vivo trouxe maior envolvimento das famílias nesta questão ambiental envolvendo o descarte correto do óleo usado. Os alunos estão mais envolvidos com esta temática, compreendem e levam estas informações às famílias”, destaca Ana Paula de Barrros Leme, orientadora pedagógica do período integral.

 Dados divulgados em 2021 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) demonstram que, no Brasil, são consumidos cerca de três bilhões de litros de óleo ao ano e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta. Isso representa 700 milhões de litros ao ano despejados de forma irregular.

 Por isso, fazer a destinação correta do óleo de cozinha usado é uma ação urgente por impactar diretamente na preservação ambiental e contribuir, por exemplo, para a preservação de córregos e rios da cidade.

 Um dos pontos onde esse descarte incorreto ocorre é na rede coletora de esgoto – responsável por transportar o efluente dos imóveis dos clientes para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) para ser tratado e, depois, devolvido limpo ao meio ambiente. Ao ser despejado incorretamente nas redes coletoras, o óleo com o tempo se solidifica e se transforma em placas que acabam obstruindo as tubulações e causando extravasamentos de esgoto. O resultado impacta não só o meio ambiente, mas também a saúde dos moradores.

 Por isso, por meio do programa Olho Vivo, em 2024 a BRK fomentará a educação ambiental na comunidade, com palestras nas escolas que já são pontos de coletas e em outras escolas que tem intenção de se tornar um novo ponto de coleta de óleo usado.

 A ideia é disseminar informações sobre o uso das tubulações de esgoto e a importância da correta destinação do óleo de cozinha.

 Como fazer o descarte correto

 Quer fazer parte desse time consciente e descartar o óleo corretamente? É fácil! Armazene o óleo usado em uma garrafa pet e depois leve até um dos pontos de coleta mais próximo a você, informação que pode ser encontrada no site: https://brkambiental.com.br/programa-olho-vivo

 As escolas ou outras instituições que tiverem interesse em receber a palestra educativa e se tornar um ponto de coleta podem entrar em contato pelo e-mail sustentabrisp@brkambiental.com.br. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários