Por: Redação NL | Publicado em 1 de agosto de 2024

Compartilhe

 Ação busca sensibilizar alunos sobre a preservação ambiental por meio da arte urbana

 A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, vai realizar uma ação socioambiental na Escola Estadual Dom Idílio José Soares, entre os dias 01 e 09 de agosto, por meio de uma Oficina de Grafite. A iniciativa visa fomentar a apropriação de espaços públicos aliada à sensibilização socioambiental por meio da arte do grafite. Ao todo, 30 alunos participarão das atividades.

 Nos sete dias de atividades, a oficina ocorrerá das 8h às 12h, totalizando 28 horas de ação. Durante esse período, cada um dos 30 estudantes do ensino médio selecionados terão a oportunidade de mergulhar no mundo do grafite, participando de uma aula teórica e dois dias de aulas práticas.

 O primeiro encontro será em sala de aula para compreensão teórica e expositiva do processo criativo, além da criação de moodboard (uma coletânea de referências visuais). Na sequência, haverá uma experimentação prática em folhas de papel, como um planejamento para a execução em um mural externo. Mais do que apenas expressar a criatividade, os alunos também desempenharão um papel fundamental na revitalização de espaços públicos.

 Na primeira aula será exposta um pouco da história e estilos de grafite, como essa linguagem se caracteriza em diferentes contextos sócio-históricos, como nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, principalmente. No primeiro dia, também serão distribuídos kits com latas de spray personalizadas e apresentados os princípios práticos do uso do spray. Haverá, ainda, a construção coletiva de um doodle grid (técnica usada para ampliar desenhos com fidelidade em uma parede ou painel a partir de rascunhos em escala menor), com a transferência do layout predefinido para a parede.

 Os alunos contribuirão com o projeto que vai revitalizar o muro de 180 metros quadrados do reservatório de água da BRK, localizado no Jardim Olga Veroni. O muro se transformará em uma obra de arte viva. Para a pintura assistida do mural, os alunos serão divididos em três turmas de dez participantes cada e serão utilizados recortes e acabamentos feitos por meio da técnica do spray.

 “Com o tema água e meio ambiente, esperamos que esta oficina de grafite inspire os jovens a cuidar não só de nosso planeta, mas também se apropriar e cuidar dos locais públicos. Esta será uma oportunidade para estes jovens expressarem suas preocupações e esperanças por meio da arte urbana, pois acreditamos que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de educação e transformação social”, afirma Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários