Por: Redação NL | Publicado em 22 de agosto de 2024

Compartilhe

 Ao todo, mais de mil servidores foram voluntariamente auxiliar no resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

 Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveram, na manhã desta terça-feira (21), uma homenagem aos bombeiros e policiais militares que atuaram na tragédia climática do Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de mil agentes se deslocaram ao estado gaúcho para auxiliar nos resgates das vítimas das enchentes e na manutenção da ordem pública. O evento foi solicitado pelo deputado Lucas Bove (PL) e aconteceu no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 “O povo paulista nunca fugiu à luta quando o Brasil precisou e, nesse caso, não foi diferente. O Estado de São Paulo teve a sensibilidade de enviar as tropas e, como de costume, nossos homens e mulheres fizeram um excelente trabalho, ajudaram muito no resgate das vítimas e deram o apoio que o povo gaúcho tanto precisava naquele momento”, disse Bove, que é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio ao Corpo de Bombeiros.

 Além dele, o deputado estadual Major Mecca (PL) também compareceu ao evento e ressaltou a atuação das forças paulistas em um momento tão delicado. “O trabalho dos nossos policiais e bombeiros foi uma ação humanitária fantástica aos nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Essa homenagem é o mínimo que podemos fazer, mostrando a todos eles a gratidão do povo de São Paulo”, afirmou o parlamentar.

 Primeiro a chegar, último a sair

 Durante a homenagem, a atuação dos agentes paulistas foi exaltada pelos presentes. Segundo o comandante geral da PM, Coronel Cássio Araújo, as tropas de São Paulo foram as primeiras forças externas a chegar e as últimas a sair do RS, ficando 82 dias no total. Ainda de acordo com ele, São Paulo foi quem mais arrecadou alimentos, roupas e recursos financeiros.

 “Isso é uma mostra do que é a instituição que o povo paulista tem. Uma Polícia Militar que está fazendo cair todos os índices criminais do estado e, mesmo assim, teve estratégia e competência operacional para ajudar e fazer essa operação. É motivo de orgulho para a PM e para o paulista”, disse o Coronel, que ainda afirmou que os paulistas realizaram mais de 100 mil ações humanitárias, entre salvamento de pessoas e animais e entrega de cestas básicas e remédios.

 Lição

 Além da ajuda, os agentes paulistas que participaram das forças-tarefas que foram até o Rio Grande do Sul viveram situações únicas em suas vidas. “O que trazemos para São Paulo é a resiliência do povo gaúcho, não só daqueles atingidos pela tragédia, mas também dos muitos voluntários que vimos ajudando, colaborando, dando suas vidas para salvar a vida de outros. Nunca tinha visto nada parecido, chamou muito a atenção a coletividade e a voluntariedade”, comentou o Capitão do Corpo de Bombeiros, Tiago Franco.

 Juntos pelo RS

 Durante a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo também se movimentou para ajudar o povo gaúcho. Durante 17 dias, entre os meses de maio e junho, o Hall Monumental da Casa serviu como posto de doações para as famílias atingidas pelas chuvas.

 Ao todo, a campanha “Alesp e Você, Juntos pelo RS” arrecadou 85 toneladas de mantimentos, entre alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza, higiene pessoal e rações para animais. A ação foi uma iniciativa da Mesa Diretora e contou com o apoio de parlamentares, entidades da Casa e da sociedade civil. No dia 13 junho, as doações foram entregues no município de Caxias do Sul. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

 Imagem: divulgação/Alesp


Compartilhe

Comentários

comentários