Beatriz Argimón, que também é presidente da Assembleia Geral do país vizinho, foi recebida pelos presidentes da Casa
Com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços históricos, de irmandade e econômicos com a nação vizinha, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), a vice-presidente da República Oriental do Uruguai, Beatriz Argimón. Ela, que também ocupa o cargo de presidente da Assembleia Geral do país, foi recebida pelos presidentes da Casa, André do Prado, e da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, Maurici (PT).
Outros parlamentares também prestigiaram o encontro, que firmou o compromisso dos deputados e deputadas paulistas com seus pares uruguaios para a criação de um grupo de trabalho que vai desenvolver políticas públicas de interesse mútuo.
“É uma honra muito grande receber a vice-presidente do Uruguai, a mais alta autoridade a visitar o Parlamento nesta Legislatura. Uma pessoa que nos trouxe diversos ensinamentos e nos convidou para a missão de formar esse grupo de trabalho para discutirmos temas importantes, seja na Saúde, Economia e em diversos outros setores”, afirmou André do Prado.
“Recebê-la significa que estamos no caminho certo nesse trabalho de fortalecimento da Assembleia para fazermos projetos conjuntos com outros países. Estamos de portas abertas para o diálogo. Isso só engrandece ainda mais o Parlamento. Quem ganha com isso é o Estado de São Paulo, que tem a força de um país, com 30% do PIB brasileiro”, acrescentou o presidente da Alesp.
Já o deputado Maurici lembrou dos antigos laços entre Brasil e Uruguai. “O Uruguai, que já foi parte do Brasil [a província Cisplatina], é uma nação que mantemos relações históricas e o estreitamento disso só faz bem para ambos os países”, disse o presidente da Comissão de Relações Internacionais. “É um parceiro comercial, tem uma fronteira terrestre com o Brasil. Além das relações históricas, também temos ligações culturais e humanas. Então, é fundamental esse tipo de contato com os países que são próximos a nós”, reforçou o deputado.
Intercâmbio
Beatriz Argimón afirmou que costuma visitar parlamentos estaduais e, assim, estreitar ainda mais as relações parlamentares. “Minha presença aqui em São Paulo tem a ver com o trabalho de acompanhamento da nossa agência, chamada Uruguai 21, que mostra as diferentes facetas da nossa indústria e produção. No ano passado, foi iniciada em nosso país uma série de intercâmbios entre empresários paulistas e uruguaios. Agora, estamos retribuindo a visita, já agradecendo o fortalecimento dos nossos vínculos”, afirmou a vice-presidente, que iniciou a vida pública defendendo os direitos das mulheres e sua maior participação na política.
“Sempre queremos mais mulheres em todos os parlamentos do mundo. Como juntos construímos a sociedade no dia a dia, juntos também devemos construir as políticas de nossos países”, comentou ela, sobre o fato de a Alesp ter o maior número de mulheres parlamentares de sua história, com 24 deputadas na Casa atualmente.
Izquierdo
Sobre o triste episódio da morte em São Paulo do jogador de futebol uruguaio Juan Manuel Izquierdo, do clube Nacional, aos 27 anos, que teve morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca, Beatriz aproveitou para agradecer a solidariedade recebida.
“Quero agradecer a toda a sociedade paulista pelo carinho que nos foi dado nesse momento tão difícil. Vimos ele caindo em plena partida [no estádio do Morumbis, no último dia 22], imagine só! É um jogador muito querido em nosso país, jovem, um homem que recentemente havia sido pai pela segunda vez (…) a comunidade uruguaia está muito comovida com esse episódio”, respondeu a vice-presidente. “Então, saber que vocês brasileiros o apoiaram desde o primeiro momento de internação, além de dar suporte a sua família e companheiros de equipe, que ficaram muito abalados, é ter a certeza de que momentos difíceis são os que nos fazem mais fortes”, completou Beatriz.
Presenças
Também participaram do encontro os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), vice-presidente do Parlamento Paulista e Líder de Governo; Gil Diniz (PL), vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp; Paulo Fiorilo (PT); Mauro Bragato (PSDB); Oseias de Madureira (PSD), Carlos Cezar (PL) e Danilo Campetti (Republicanos).
A cônsul geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, e as consulesas Soledad Britos e Lorena Garcia completaram a delegação do país visitante na Alesp. (Da redação Portal Notícia de Limeira)
Imagem: divulgação/Alesp