Por: Cauê Pixitelli | Publicado em 22 de junho de 2018

Compartilhe

 Desde o início da campanha, já foram vacinadas 56.244 pessoas

 A cobertura de vacinação contra gripe entre os idosos, em Limeira, já supera a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90%. Até o momento, 30.084 idosos já passaram por um dos 15 locais de vacinação, atingindo um percentual de 92,2%. Por outro lado, os menores índices de vacinação estão entre as crianças de zero a 5 anos (7.919 doses aplicadas/51% da meta) e as gestantes (1.452 doses aplicadas/53,9% da meta). Visando melhorar a cobertura nesses grupos de risco, o prefeito Mario Botion decidiu prorrogar a vacinação no município.

 Desde o início da campanha, já foram vacinadas 56.244 pessoas, o que representa 74,1% da meta. Também foram vacinados 9.799 pacientes com doenças crônicas (grupo para o qual não há meta); 4.827 trabalhadores de saúde (76,6% da meta); 1.849 professores (74,1% da meta); e 314 puérperas (71% da meta).

 Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, a Secretaria de Saúde dispõe de outras 60 mil doses do produto – volume suficiente para ampliar os níveis de cobertura desses dois grupos, além de atender os outros públicos prioritários. “É importante que as mães tragam seus filhos para tomar a vacina. O procedimento também é indicado para as gestantes, em qualquer fase da gravidez, inclusive 45 dias após o parto”, comentou.

 Ferrari ressaltou que a vacina contém os três sorotipos causadores dos casos mais graves de influenza (H1N1; H3N2 e Influenza B), reduzindo as internações hospitalares e os óbitos. De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, o município registrou neste ano um caso de influenza A e cinco casos de H1N1, sendo que dois evoluíram a óbito (duas mulheres, de 70 e 47 anos). O diretor esclarece que as vítimas faziam parte de grupos de risco, mas não haviam tomado a vacina. Ainda aguardam resultado de exames laboratoriais, nove ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e desse total, há outros dois óbitos suspeitos.

 Além da vacina, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, recomenda a adoção medidas preventivas, como manter ambientes limpos e ventilados, lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool gel; proteger a boca e o nariz com lenço de papel sempre que tossir ou espirrar; e evitar ambientes aglomerados.

 A vacina contra gripe é indicada para idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes em qualquer fase da gestação; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; indígenas; pessoas privadas de liberdade; jovens de 12 até 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e professores. Na semana passada, também houve a inclusão de dois grupos novos: crianças de 5 a até 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários