Por: Renan Isaltino | Publicado em 30 de agosto de 2018

Compartilhe

 A programação contou com palestras e debates sobre os malefícios do cigarro

 O dia 29 de agosto é o dia nacional de combate ao tabagismo. Por isso, a Câmara Municipal de Limeira, por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, organizou de 13 a 29 a “Campanha 16 dias de Ativismo no Combate ao Tabagismo na Adolescência”, em cumprimento à Resolução 611/15, de autoria da vereadora Lu Bogo (PR).

 “Foi um sucesso a Campanha 16 dias de Ativismo no Combate ao Tabagismo na Adolescência, A exposição e as atividades desenvolvidas foram focadas para os adolescentes. Precisamos mostrar de forma bem clara para os nossos jovens os malefícios do tabagismo para a saúde”, destacou a parlamentar.

 No dia 13, o médico pneumologista Dr. Danilo Gullo fez uso da Tribuna durante a sessão camarária e falou dos prejuízos do cigarro para nossa saúde. Segundo o médico, cerca de 18% da população brasileira acima de 15 anos é fumante, faixa etária que representa também a média de início no tabagismo. “Campanha como esta é válida porque trabalhamos de forma preventiva. Melhor que parar de fumar é não começar a fumar”, comentou o médico na ocasião. Na mesma data, foi aberta a exposição sobre o combate ao tabagismo em parceria com a Unimed e Instituto Nacional do Câncer – INCA.

 No dia 17, estudantes da Escola Estadual Perches Lordello participaram da palestra e da intervenção cultural sobre Combate ao Tabagismo na adolescência, que aconteceu na Câmara e propôs o aumento do ensino sobre os males causados pelo cigarro. A palestra foi ministrada pelo médico e vereador Dr. Rafael Camargo (MDB), que tratou das doenças ocasionadas pelo tabagismo, pela professora Mara Jaqueline Oliveira e pelos palhaços Edufina e Pirulito, que fizeram algumas intervenções.

 Para completar as atividades, no dia 21 de agosto, alunos da Escola Sesi assistiram ao filme “Obrigado por Fumar” – dentro da programação do Cine Câmara, que é realizado em parceria com o Cine Vagalume na Unicamp. Ao final do filme a psicóloga Josiane Lourenço, especialista em comportamento humano, debateu sobre os malefícios do cigarro. “As consequências do fumo demoram para acontecer, mas acontecem e, para sair da dependência depois, é muito mais difícil, demanda tempo e energia para se livrar do vício”.

 As atividades foram promovidas pela Escola Legislativa Paulo Freire e pela comissão organizadora da Semana 16 Dias de Ativismo no Combate ao Tabagismo na Adolescência, formada pelos vereadores Lu Bogo, Dr. Rafael Camargo, Dr. Marcelo Rossi (PSD), Constância Félix (PDT) e Carolina Pontes (PSDB). (Da redação Portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários