Por: Renan Isaltino | Publicado em 16 de abril de 2020

Compartilhe

 O médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich foi escolhido como o novo ministro da Saúde

 O presidente Jair Bolsonaro demitiu na tarde desta quinta-feira (16) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi confirmada pelo próprio ministro em uma rede social. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu.

 Mandetta e Bolsonaro apresentavam divergências de opiniões em meio as medidas adotadas devido à pandemia do coronavírus. O presidente Bolsonaro defende que seja adotado um “isolamento vertical”, somente para idosos e pessoas que sejam consideradas pertencentes ao chamado grupo de risco. Já o ministro da Saúde recomendava a adoção das normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a contenção do coronavírus. As medidas incluem o “isolamento horizontal”, que abrange toda a população, fechamento de escolas e universidades, o distanciamento social no ambiente de trabalho e proibição de eventos com aglomeração.

 Luiz Henrique Mandetta estava à frente do Ministério da Saúde desde o início do governo Jair Bolsonaro. O médico oncologista Nelson Luiz Sperle Teich foi escolhido por Bolsonaro como o novo ministro da Saúde. Teich é formado em medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Ele chegou a ser cotado para a pasta da Saúde antes da posse de Bolsonaro na Presidência. (Rafael Coelho)


Compartilhe

Comentários

comentários