Por: Renan Isaltino | Publicado em 14 de dezembro de 2020

Compartilhe

 Para realizar um balanço destas ações, o Museu realiza no próximo dia 18 de dezembro, às 10h, sob o tema “Museu Major José Levy Sobrinho: percursos e práticas da memória”

 Nos últimos anos, o Museu Major José Levy Sobrinho, equipamento cultural da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, passou por um intenso processo de modernização, visando aperfeiçoar os procedimentos para a salvaguarda de seu acervo. Para realizar um balanço destas ações, o Museu realiza no próximo dia 18 de dezembro, às 10h, sob o tema “Museu Major José Levy Sobrinho: percursos e práticas da memória”, uma transmissão virtual pela página do Facebook da instituição.

 Além de proporcionar uma reflexão sobre este percurso – que inclui uma nova reserva técnica e a informatização do acervo –, durante o evento serão também lançadas a nova exposição de longa duração e o catálogo do acervo, o primeiro ao longo da história da instituição criada em 1964. Formado por mais de 25 mil itens datados entre o século XVIII e os dias atuais, o Museu Major Levy é a única instituição museológica pública em funcionamento na cidade de Limeira, desempenhando importante papel na preservação das memórias e identidades locais.

 Segundo o prefeito Mario Botion, “sua administração não mediu esforços para que o setor cultural da cidade fosse fortalecido em toda sua pluralidade e, sem dúvidas, esses avanços no Museu reforçam essa tendência”.

 Segundo a diretora do Museu, Prof.ª Dra. Adriana Pessatte Azzolino, a nova mostra “Limeira, uma cidade entre séculos” foi pensada pela equipe da instituição e voluntários que trabalharam intensamente para que ela fosse oferecida à população de Limeira. “Todo o trabalho que realizamos foi tomando o acervo como central nas decisões estratégicas do museu, sendo o primeiro capítulo a sua municipalização. A partir de uma lei municipal, nascia o Museu Major José Levy Sobrinho”. A diretora afirma, ainda, que com o objetivo de profissionalizar os serviços, parcerias foram realizadas e a equipe capacitada, pensando em uma instituição de memória alinhada ao século XXI. Uma dessas parcerias foi com o Centro de Memória-Unicamp, importante organismo voltado à preservação. A busca por investimentos para a modernização e guarda correta do acervo também marcou esta gestão.

 Além da diretora do museu, o evento conta com as presenças de José Farid Zaine (Vereador e representante da área cultural do município), Davidson Panis Kaseker (Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus – GTC SISEM-SP), Prof. Dr. André Paulilo (Diretor do Centro de Memória-Unicamp) e do Prof. Dr. João Paulo Berto (Historiador e membro da equipe de Curadoria – Centro de Memória-Unicamp). A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, responsável pela gestão do Museu Major José Levy Sobrinho, e do Centro de Memória-Unicamp, com apoio do SISEM-Sistema Estadual de Museus – e da Academia Limeirense de Letras.

 O seminário oferece certificação aos ouvintes, mediante link de inscrição oferecido durante a atividade virtual.

 SERVIÇO

 “Museu Major José Levy Sobrinho: percursos e práticas da memória”

 Dia 18 de dezembro de 2020

 Das 10h às 12h

 Transmissão pela página do Facebook do Museu Major José Levy Sobrinho (https://www.facebook.com/museudelimeira) (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários