Por: Renan Isaltino | Publicado em 20 de janeiro de 2021

Compartilhe

 Trabalhos começaram na última semana e estão previstos para serem concluídos no início de fevereiro; haverá interdição parcial do trânsito onde a intervenção estiver ocorrendo

 A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, iniciou na última semana a análise de solo para instalação de uma nova adutora de água tratada na cidade. Chamada de Mercedes-Gino, a tubulação é necessária para garantir a ampliação da capacidade de armazenamento de água do Centro de Reservação Gino, obra também em andamento.

 A ampliação do Centro de Reservação Gino consiste na revitalização da unidade de bombeamento e na instalação de um novo reservatório metálico, com capacidade de 1.500m³. Com isso, a reserva de água na unidade aumentará em 51%, passando para 4.450m³, garantindo que a nova adutora tenha a capacidade necessária de distribuição de água à população.

 Para implantar a adutora, a concessionária precisa antes realizar a análise do solo em que a rede será instalada para verificar a sua resistência e a posição do nível da água. Isso é importante para reduzir o risco de rompimentos futuros na adutora, por exemplo. Este é o trabalho iniciado nesta semana e que vai ocorrer até o início de fevereiro.

 A análise será feita utilizando um equipamento chamado SPT, que é responsável por realizar o teste de penetração no solo.

 “Nós posicionamos o equipamento e são feitos furos com profundidade de metro por metro, aferindo-se o número de golpes necessários para penetração do aparelho no solo. Com isso, conseguimos verificar a resistência e os tipos de solo presentes naquele local. Todas essas informações são importantes para garantirmos que a adutora seja projetada e instalada de forma adequada”, explica Analice Lima, gerente de engenharia da BRK Ambiental.

 No total, uma equipe com cerca de cinco pessoas participará da sondagem que será realizada nos seguintes locais: Rua Doutor Antônio Frederico Onazan; Rua João Jacon; esquina com Rua João Jacon e em frente a Secretaria da Eucação, dentro do Parque Cidade de Limeira; Rua Paschoal Marmo; Avenida Gumercindo Araújo e Avenida Cônego Manoel Alves.

 Durante a execução da sondagem, esses pontos ficarão parcialmente interditados. Os locais estarão devidamente sinalizados, mas a concessionária pede para que os motoristas redobrem a atenção ao passar pelos trechos. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários