Por: Renan Isaltino | Publicado em 16 de junho de 2021

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 Serviços na Vila Queiroz devem ser concluídos ainda em junho. Intervenção faz parte do plano de contingência da BRK Ambiental para enfrentamento da estiagem em 2021

 Com o objetivo de modernizar o sistema de distribuição de água de Limeira, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da cidade, realiza desde o início de fevereiro a substituição de 2,7 quilômetros de redes de água na Vila Queiroz.

 A obra, que já tem avanço de 64%, está prevista para ser concluída ainda neste mês de junho. Até o momento, 1.730 metros de redes foram trocadas.

 As novas redes que estão sendo implantadas e substituídas são de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais resistente a deformações e com baixo efeito de incrustação, além de ser de fácil manuseio e instalação, com perspectiva de durabilidade superior a 50 anos.

 “A Vila Queiroz é um bairro até então atendido por redes de ferro fundido, material mais suscetível a rompimentos e que demanda um maior número de manutenções. Com essa troca, reduziremos consideravelmente as paralisações no abastecimento em função da necessidade de reparos, além de aumentarmos a vazão e, consequentemente, a disponibilidade de água para o bairro, favorecendo a comunidade”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK Ambiental em Limeira.

 O trabalho para a substituição das redes também influencia diretamente na redução das perdas de água do município; lembrando que as ações de combate às perdas no sistema de distribuição de Limeira estão entre as principais medidas preventivas do plano de contingência elaborado pela concessionária para o enfrentamento da estiagem deste ano.

 Nos cinco primeiros meses (de janeiro a maio) de 2021, Limeira teve o registro de 537 milímetros de chuva. Este volume é 20% inferior ao registrado no ano passado, quando os cinco primeiros meses do ano acumularam 674 milímetros. É o mais baixo volume de chuvas registrado na cidade desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste.

 Com o programa de combate às perdas de água, que inclui as obras de substituição de redes, a concessionária busca oferecer maior disponibilidade de água para a população, diminuir o impacto ambiental na captação dos mananciais e manter a prestação de um serviço de qualidade para a cidade. “São ações que ocorrem durante toda a concessão, e que já colocam Limeira como referência nacional em saneamento, mas que estão sendo reforçadas neste ano como uma das medidas de enfrentamento aos períodos mais secos”, reforça o gerente.

 As perdas de água nos sistemas de abastecimento correspondem, basicamente, à diferença entre o volume total de água captado e produzido nas estações de tratamento combinado à soma dos volumes medidos nos hidrômetros instalados nos imóveis da cidade. A diferença entre o que foi produzido e o volume medido representa as perdas de água no sistema de distribuição; significa que a água, de alguma maneira, foi desperdiçada, seja por vazamentos, por falhas no sistema de medição ou até por ligações clandestinas.

 “O combate às perdas de água é indispensável para a preservação dos recursos hídricos e fundamental para o enfrentamento desse período de estiagem. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença nos meses mais secos do ano”, destaca Lima.

 PROGRAMAÇÃO – Vila Queiroz

 Trânsito – Os trabalhos para a substituição das redes de água no bairro são realizados de segunda a sábado, das 7h às 17h, período em que ocorrem interdições parciais no trânsito.

 Nesta semana, as frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Mário Souza Queiroz, no trecho entre os números 486 e 640. A via segue parcialmente interditada. Todo o trecho está sinalizado e a concessionária pede para que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao transitar no local.

 Abastecimento – No trecho das obras, durante a execução dos trabalhos, o abastecimento de água pode apresentar interrupção ou oscilação pontual, que é controlada pelas equipes de operação e resolvida de forma imediata, de acordo com o andamento dos serviços. Profissionais da empresa também avisam aos moradores com antecedência, por meio de folhetos, sobre as oscilações no abastecimento. (Da redação portal Notícia de Limeira)


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