Por: Redação NL | Publicado em 1 de julho de 2021

Compartilhe

 A medida foi anunciada recentemente pelo prefeito Mario Botion e visa desafogar a estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), lotada há mais de um mês

 A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, no Pq. Res. Abílio Pedro, a partir desta quinta-feira (1º), passará a disponibilizar 32 leitos de enfermaria e dois de emergência e estabilização para pacientes de Covid-19. A medida foi anunciada recentemente pelo prefeito Mario Botion e visa desafogar a estrutura da Unidade de Referência Coronavírus (URC), lotada há mais de um mês.

 Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA atenderá os pacientes que estão para receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que estão em fase final de tratamento na enfermaria, fora da fase de transmissão. A unidade também fará o atendimento dos pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 que procuram a UPA, na fase aguda da doença. Conforme a complexidade, eles poderão ser encaminhados à URC.

 “A ampliação de leitos na UPA para atendimento de pacientes de Covid-19 faz parte de uma série de ações que temos tomado, desde o início da pandemia, para que não falte leitos para nossa população. Contudo, as estruturas de saúde têm limites, especialmente de profissionais da saúde, cada vez mais requisitados. Isso reforça a importância de redobrarmos os cuidados, como uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, enfatiza o prefeito Mario Botion.

 Com as mudanças na Unidade de Pronto Atendimento, parte dos atendimentos do local será impactada. A ginecologia e a obstetrícia, por exemplo, foram transferidas para o Pronto Atendimento Infantil (Hospital da Criança). A referência para a psiquiatria, que era feita na UPA, passará para a Saúde Mental, sem mudança na assistência ao paciente que precisava do atendimento.

 A Secretaria de Saúde ressalta que os Pronto Atendimentos Parque Hipólito 1, Jd. Aeroporto e Infantil seguirão com atendimento normal de pacientes para outras enfermidades, além do coronavírus. E, para atender a demanda, a pasta ampliou de 12 para 24 horas o atendimento de pediatria nos PAs Aeroporto e Hipólito 1. O hospital Santa Casa é outra referência para atendimento de urgência e emergência. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários