Implantado há quase 1 ano no NAC, o serviço será expandido para 26 pontos da rede de atendimento socioassistencial
Servidores do Ceprosom participaram nesta segunda-feira (13), no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), de treinamento sobre a plataforma Icom. O sistema permite a tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a intermediação entre a população surda e servidores. Implantado há quase 1 ano no NAC, o serviço será expandido para 26 pontos da rede de atendimento socioassistencial. A vice-prefeita Erika Tank e a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, acompanharam a abertura dos trabalhos.
A presidente do Ceprosom falou positivamente a respeito da tecnologia, sobretudo pela facilidade de acesso. Para funcionar, basta apontar o celular para o QR Code gravado em placas sinalizadoras que serão instaladas nas unidades de atendimento. “Estamos escrevendo hoje um novo capítulo da nossa história”, destacou Maria Aucélia.
Ela também ressaltou que a plataforma estará disponível 24 horas em todos os serviços assistenciais da esfera municipal, como Centro de Acolhida, Centro Educacional João Fischer Sobrinho, Casa da Mulher Vítima de Violência, Centro POP, Casa de Convivência, Cras, Creas, Centros Comunitários, Casa dos Conselhos e Conselhos Tutelares.
Erika Tank enfatizou a importância da ampliação da Icom a outros equipamentos assistenciais. “Expandir essa tecnologia que veio no NAC e agora alcança os demais equipamentos do Ceprosom, por meio de todo Sistema Único de Assistência Social (Suas), fará a diferença na garantia de direitos da comunidade surda”, frisou a vice-prefeita.
O treinamento foi ministrado pela representante da Icom, Edy Pereira. “O objetivo do sistema é empoderar e dar autonomia às pessoas surdas, e ao mesmo tempo, facilitar o trabalho do servidor”, mencionou. Ela informou, ainda, que há 3 milhões de pessoas com surdez profunda no Brasil, segundo dados do Censo do IBGE de 2010. (Da redação Portal Notícia de Limeira)