Por: Renan Isaltino | Publicado em 7 de dezembro de 2018

Compartilhe

 Cerca de 450 crianças das escolas municipais acompanharam a abertura

 A 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira começou com diversão, apresentações e doação de livros. O prefeito Mario Botion abriu o evento nesta sexta-feira (7), no Parque Cidade. Cerca de 450 crianças das escolas municipais acompanharam a abertura que contou, também, com a presença do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, do secretário de Educação, André De Francesco, professores, pais e servidores da Educação. Durante a abertura, houve o momento “Meu Livro, Meu Amigo”, em que os alunos dos primeiros anos escolares da Rede Municipal receberam livros, doados pela editora Somos Educação – uma das parceiras da bienal.

 O prefeito agradeceu o empenho de toda equipe da Secretaria de Educação na realização do evento. “Essa bienal é o início de um movimento que certamente continuará nos próximos anos. É uma iniciativa organizada com firmeza e determinação na busca de tornar Limeira uma cidade leitora para que as crianças tenham oportunidade, cada vez mais, de serem incentivadas e motivadas à leitura”, falou. O prefeito destacou que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das crianças. “Essa mostra, tenho certeza, veio para ficar.”

 André De Francesco também agradeceu a equipe da pasta e os parceiros e editoras, em especial a Undime, que apoia a Bienal, e o Rock no Parque, que fecha a programação ambos os dias da mostra com shows. “O que estamos vivendo hoje é a realização de um sonho, que começou no início da gestão. O prefeito Mario Botion sempre colocou como desafio o desenvolvimento e o investimento na educação”, citou. Segundo André, o foco é no avanço profissional, no bem-estar para os alunos, para que eles tenham um desenvolvimento permanente na educação. “Isso será muito importante na vida vocês [crianças].”

 Durante a abertura, houve o momento “Meu Livro, Meu Amigo”, com a entrega simbólica de alguns livros doados pela editora Somos Educação, uma das parceiras da bienal. No total, são 2.500 livros da literatura infantil que serão doados aos alunos dos primeiros anos da Rede Municipal. A diretora pedagógica da pasta, Adriana Capicotto, explicou que essa etapa representa o domínio da alfabetização, da leitura e da escrita. “Para consagrar esse momento tão importante de acesso à leitura, todos os alunos vão receber um livro para levar para casa”, destacou.

 Adriana também falou sobre a realização da mostra. “A bienal representa a concretização de todo o movimento de investimento na leitura e no acesso à leitura. É uma ação da prefeitura com o objetivo principal de incentivar e promover práticas de leitura. Ler é acessar novos conhecimentos”, comentou. Para ela, os professores da rede têm trabalhado nesse movimento em que a literatura permite conhecer novos mundos e novas culturas. Adriana também pediu o envolvimento de todos que participam e vão à bienal para a doação de um livro da literatura infantil. As obras serão entregues aos alunos da Rede Municipal.

 A realização da 1ª Mostra Bienal Literária de Limeira é da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura e o Rock no Parque, e tem apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de editoras e entidades literárias. A programação se estende ao sábado (8), a partir das 10h. As inscrições para as palestras formativas seguem abertas e podem ser feitas por meio do site www.limeira.sp.gov.br/bienal.

 Ainda na abertura, antes das oficinas, houve uma apresentação dos alunos da Emeief Limeira com a peça “Romeu e Julieta na contemporaneidade” e contação de história com a Cia Xekmat e Confraria do Conto. Para quem visita o espaço, também há estandes com venda de livros da literatura infantil.

 Participaram da abertura os secretários Edison Moreno Gil (Gabinete), Antonio Peres (Comunicação Social), Luiz Alberto Battistella (Administração), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), Francisco Alves (Segurança Pública e Defesa Civil) e José Farid Zaine (Cultura), além da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno. (Da redação portal Notícia de Limeira)


Compartilhe

Comentários

comentários