Por: Renan Isaltino | Publicado em 22 de novembro de 2021

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 O tema será “Impactos e Sequelas da Pandemia na Saúde Mental dos Trabalhadores”

 A Prefeitura de Limeira, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Grupo Gestor, promove no próximo dia 29 (segunda-feira), das 9h às 10h, uma palestra on-line. O tema será “Impactos e Sequelas da Pandemia na Saúde Mental dos Trabalhadores”. O evento marca o Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho, celebrado em 27 de novembro.

 Voltada a profissionais da área de segurança e saúde do trabalho, assim como empregadores e empregados, a palestra será transmitida no canal do YouTube da prefeitura (youtube.com/preflimeira). O palestrante é o mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundação “Jorge Duprat Figueiredo”, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Marcos Hister Pereira Gomes.

 O coordenador da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Thiago Barudy, destaca a importância de discutir esse tema neste momento. “A divisão acompanha com máxima atenção, desde o início, o cenário da pandemia, sempre reforçando a implementação de medidas preventivas e debatendo as consequências físicas e mentais junto aos trabalhadores”, cita.

 A PROFISSÃO

 O Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho é uma alusão à Lei 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho no Brasil. Segundo Barudy, são esses os profissionais responsáveis por certificarem que as medidas preventivas para evitar acidentes sejam tomadas, conforme prevê a legislação.

 “Em resumo, o trabalho desses profissionais é garantir que a saúde dos trabalhadores não seja afetada pelas atividades ocupacionais cotidianas. E no atual momento de pandemia, eles também devem promover e executar as exigências sanitárias pertinentes na tentativa de reduzir os riscos de infecção no ambiente laboral”, afirma o coordenador.

 Ainda conforme Barudy, a Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador é responsável por desenvolver o Programa de Saúde do Trabalhador (PST). Entre as atribuições, está coordenar e fiscalizar as ações de vigilância em saúde do trabalhador para reduzir e prevenir riscos, bem como organizar e atualizar bancos e bases de dados de interesse do setor, entre outras funções.

 A gestão é feita por um grupo gestor de controle social, formado por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Previdência, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de sindicatos dos trabalhadores e empregadores, de forma paritária, além da Divisão de Vigilância Sanitária e Divisão de Vigilância Epidemiológica.

 SERVIÇO

 Palestra “Impactos e Sequelas da Pandemia na Saúde Mental dos Trabalhadores”

 Quando: 29 de novembro (segunda-feira), das 9h às 10h

 Onde: canal do YouTube da Prefeitura de Limeira (youtube.com/preflimeira) (Da redação portal Notícia de Limeira)


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